Seguidores

MEIO AMBIENTE




LEGAL PARA SE FAZER NO OUTONO!
ANIMAIS FEITOS DE FOLHAS, MAS VAMOS ENSINAR DIREITO OS PEQUENOS A PEGAREM AS FOLHAS CAÍDAS AO CHÃO E NÃO SAIR ARRANCADO AS FOLHAS DAS ÁRVORES E PLANTAS POR AÍ. PEGUEI COM UMA AMIGA DA NET:











OVINHOS CABELUDOS

                  VEJAM QUE FOFURA!

                        Olha que ideia bacana para trabalhar com seus alunos.
A ideia é bem simples e os ovinhos podem ser postos em sala de aula em espaço reservado para que as crianças acompanhem o "cabelo" crescendo.
Eu com certeza vou fazer aqui em casa.
Imaginem que coisa maravilhosa se pode fazer com um pouco de terra, sementes, ovos,  canetinha e olhinhos e cola.

OVO CABELUDO

Materiais: 











É preciso:
• 1 ovo• Terra (boa para plantas)• Sementes de relva, de alpista, de trigo ou de algo semelhante• Canetas de feltro, marcadores ou tintas de várias cores• Tira de cartolina (10 x 3 cm) da cor que se quiser (é opcional)• Tesoura• Cola
Como fazer:
1 - (Para esta tarefa é melhor ter um adulto a ajudar.) Pega no ovo cru e faz-lhe um orifício com cerca de 1,5 cm de diâmetro no topo. Deixa que o conteúdo do ovo saia pelo buraco. (Esse conteúdo pode ser utilizado para fazer uma gemada, um ovo mexido, ou outra coisa de que te lembres.)







2 – Lava a casca e o seu interior com muito cuidado.







3 – Enche a casca com terra previamente escolhida (para eliminar os torrões) e, antes de a terra atingir o topo, espalha algumas sementes de erva. Podes utilizar as sementes da alpista que serve de alimento a algumas aves.







4 – Cobre as sementes com uma camada de terra com cerca de 0,5 cm de espessura. Deita alguma água, mas sem ensopar a terra.
5 – Desenha uma cara em cada ovo com tintas ou canetas de feltro.







6 - Com uma tira de cartolina com 2 ou 3 cm de altura, faz uma base para colocar o ovo, cortando-a e colando-a de modo a formar um cilindro oco.Se quiseres, podes também simplesmente colocar o ovo numa caixinha ou num recipiente, pousando-o em cima de terra, areia ou arroz, feijões, pedrinhas ou algo semelhante.








7 - Ao crescer, a erva vai parecer o cabelo da "cara" do ovo.
Nota: Se quiseres, faz vários ovos em vez de um só.



Saiba como fazer um viveiro de mudas reutilizando cascas de ovos

Postado em 24/08/2011 às 11h20
A dica de jardinagem que o CicloVivo traz hoje é reutilizar a casca do ovo, desta vez como sementeira para plantio. |Imagem: Squidoo
A dica de jardinagem que o CicloVivo traz hoje é reutilizar a casca do ovo, desta vez como sementeira para plantio. Este projeto é ótimo para pessoas com qualquer nível de experiência em jardinagem.
Material necessário: ovos, caixa de ovos, sementes de plantas, terra, pinça e água.
Para começar o seu jardim a dica é toda vez que você fizer ovos, enxaguar as cascas com água depois do uso e colocá-las de volta na geladeira na própria caixa de ovos, até que ela fique repleta de cascas vazias e limpas.
Quando a caixa estiver “cheia”, pegue as meias cascas e adicione uma porção de terra até mais ou menos a metade. Em seguida, coloque as sementes dentro das cascas com auxílio de uma pinça. Ponha de uma a duas sementes para ter certeza de que pelo menos uma delas vai vingar; não é indicado colocar uma quantidade maior, para não atrapalhar a separação das plantas na hora do plantio.
Se houver diferentes tipos de sementes, escreva cuidadosamente, com lápis, na casca para identificar cada uma delas.
Em seguida, regue suavemente com muito cuidado para não “afogá-las”, e cubra-as com terra. O truque é mantê-las em luz solar natural tanto quanto possível e para manter a hidratação regue com uma colher de chá de água todos os dias.
Se você mora em um apartamento, a sugestão que Yvonne Maffei dá em seu site é cobrir a caixa de ovos com uma touca de banho que esteja fora de uso, e deixar o recipiente em uma janela ensolarada. Durante o dia as mudas vão obter luz solar e pelo fato de estarem cobertas, vão reter o calor ganhando umidade necessária, como se fosse uma estufa.
Quando as plantas estiverem fortes e prontas para serem transplantadas para um recipiente mais permanente ou no jardim, basta tirá-las da caixa e esmagar a casca de ovo no solo justamente no buraco onde ficará a muda. O cálcio presente na casca é um ótimo adubo. Sem materiais tóxicos utilizados ou eliminados o "recipiente" é 100% reciclável.
As bandejas de plástico também podem ser reaproveitadas como bandejas para germinar as sementes, porém as bandejas de papelão são ainda melhores. Isso porque você também pode usar cada “célula” individualmente para plantar sua semente. O que você precisa fazer é separar em unidades com o auxílio de uma tesoura, colocar terra e para deixar o solo ainda mais rico, basta adicionar pó de casca de ovo. Quando a muda estiver pronta para ser transplantada, basta colocar a célula diretamente no solo. 

VASINHO PARA GERMINAÇÃO








Aprenda a fazer a horta de garrafa PET do “Lar Doce Lar”

Postado em 31/07/2011 às 10h45
A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins l Foto: Rosenbaum / Lar Doce lar
O arquiteto Marcelo Rosenbaum, que comanda o quadro “Lar Doce Lar”, no programa Caldeirão do Huck, embarcou de vez na onda da sustentabilidade. Um de seus projetos incluiu a Horta Vertical feita com garrafas PET. A ideia foi tão apreciada pelos internautas que ele explicou, em seu site, passo a passo como fazer um modelo parecido.
A sugestão é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, se torna também uma solução para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade diferente da original.
Para ter uma horta vertical igual à que o Rosenbaum fez para a Família Rodrigues, de São Paulo, são necessários os seguintes materiais: garrafas PET de dois litros (vazias e limpas); tesoura; corda de varal, cordoalha, barbante ou arame; arruelas (somente para quem optar por cordoalhas ou arames); terra e muda de planta.
A primeira tarefa a ser realizada é o corte das garrafas. Todas elas devem ser cortadas da mesma forma, com uma espécie de janela, que será a abertura por onde a planta irá crescer. A distância entre a parte debaixo da garrafa e a abertura pode ser de “três dedos”; na parte de cima pode ser contado um palmo até o corte, conforme mostrado na galeria acima.
Dois furos devem ser feitos na garrafa na região próxima às aberturas, superior e inferior. Será por este espaço que o cordão que segura as garrafas irá passar. O ideal é que todas tenham marcações em distâncias equivalentes, para manter a simetria quando forem penduradas na parede. O fundo de todas as garrafas deve ter um furo, que permita a saída do excesso de água na terra.
Dois fios, que passam pelas extremidades das garrafas, as mantêm presas. Por isso, as arruelas são utilizadas. Quem optar pelo uso dos arames deve colocar as arruelas logo abaixo das garrafas, para servirem como “calço”, para que elas não escorreguem. O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar.
Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis. Com informações do Rosenbaum.com.

10 comentários:

Glaci disse...

Parabéns pelos trabalhos! São muito criativos.

Unknown disse...



maravilhoso amei

Rose Junqueira disse...

Parabéns pelo trabalho.
Copiei algumas coisas. Venha me visitar
Abraços
Ótima Semana!

Rose Junqueira

ROSI disse...

Parabéns! Adorei a ideia do ovo com cabelo. Vou fazer com meus alunos.
Bjos!!!!!

Anônimo disse...

Amei, acho linda sua iniciativa de semear com amor no jardim chamado escola e ter seus frutos na aprendizagem de seus alunos,amo suas ideias parabéns por seu trabalho!!!

att: Cinthia Anielly

Anônimo disse...

Muitoooo 10! Meu nome é Géssica Oliveira e estou impressionada com essas atividades tão criativas...e muito mais com sua filosofia de vida em repassar tudo o q vc aprende ...mto lindo é coisa de Deus!!! ;)

Unknown disse...

Sonia seu trabalha e incrível parabéns.....

Unknown disse...

Maria da Paz.
Fiquei encantada com esses trabalhos e tenho certeza que meus alunos irão se encantar com esse ovo com cabelo.

Unknown disse...

Maria da Paz.
Fiquei encantada com esses trabalhos e tenho certeza que meus alunos irão se encantar com esse ovo com cabelo.

Regina Maria Pasquali disse...

Parabéns. Fiquei encantada com sua criatividade e gentileza em estar disponibilizando as idéias na Rede Social