Páginas

06 de Janeiro...OS TRÊS REIS MAGOS

Os Três Reis Magos





Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. São figuras constantes em relatos do natividade e nas comemorações do Natal.

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.

A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta dia as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.

Em alguns países como Espanha e Portugal, as crianças deixam sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim quando acordam. A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra.




Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Em diversos países, a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos.

A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.

Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.

Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.

5 comentários:

  1. Oi Sonia querida!
    Parabéns pela postagem. Gosto muito dessa história.Dessa passagem tão linda no nascimento de Jesus.
    Também tô ´preparando uma postagem sobre o tema.
    Tudo de bom e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Oi Sonia querida!
    Parabéns pela postagem. Gosto muito dessa história.Dessa passagem tão linda no nascimento de Jesus.
    Também tô ´preparando uma postagem sobre o tema.
    Tudo de bom e até mais!
    O endereço acima é do meu filho...mini racing online...
    Tava no endereço dele, no dia ...não percebi...desculpas.

    ResponderExcluir
  3. Que postagem bonita!
    Beijinhos abençoados,
    Joana

    ResponderExcluir
  4. ola! mulher abençoada!!!!!!
    vim ser sua seguidora, posso voltar + vezes.....
    seu cantinho é abençoado...bjs...

    ResponderExcluir
  5. Oi vim retribuir a visita e agradecer pelo carinho!
    Seu cantinho está uma delícia, parabéns.
    Bjs, fique com Deus!

    ResponderExcluir

AGRADEÇO SUA VISITA E SEU CARINHO E POR FAVOR,IDENTIFIQUE-SE ANTES DE FAZER SEU COMENTÁRIO E DEIXE SEU LINK, AGRADECIDA.