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DIA DO ÍNDIO

                           DIA DO ÍNDIO

19 DE ABRIL


(Esse texto é baseado no artigo: "Brincadeira de Criança - Como os Pequenos Índios se divertem" ; escrito por Karine Bastos e publicado na revista Brasil Indígena de set-out/2001)

A infância é uma fase de sonhos e faz-de-conta para as crianças - sejam elas indígenas, da cidade, do interior... do mundo inteiro.

Mas a infância do índio tem algumas diferenças em relação - principalmente - à das crianças das cidades. A primeira delas é o cenário onde as brincadeiras se desenvolvem: o quintal da aldeia é a mata. Os indiozinhos sobem em árvores, tomam banho de rio, correm e se escondem no mato, observam e interagem com várias espécies de animais. Isso tudo é inacessível às crianças da cidade.

Outra grande diferença é que o núcleo principal da diversão é a própria criança e não o brinquedo. Muitos já viram alguns garotos da cidade emburrados porquê não podem jogar videogame, ou aborrecidos porquê acabou a pilha de algum brinquedo e não sabem o que fazer. As brincadeiras das crianças indígenas não dependem de um objeto em específico, mas sim da interação entre as várias crianças. Estão mais próximas às brincadeiras que os adultos das cidades lembram com nostalgia - esconde-esconde, pegador, casinha, polícia e ladrão, passa-anel - e lamentam que sejam cada vez menos praticadas no meio urbano hoje em dia.

Cada etnia indígena tem suas brincadeiras próprias. A seguir estão alguns exemplos:

1. No Parque do Xingu no Mato Grosso, os pequenos índios Mehinaku brincam de "onça" (a que chamam de Yanokama). Uma criança se esconde no capinzal, e seu papel é surpreender as demais crianças, pulando sobre elas como se fosse o bote de uma onça.

2. Entre os índios Tenetehara, do Maranhão e Pará, há um jogo chamado "caça ao veado". Um indiozinho faz o papel do veado e tem de fugir de outra criança que representa o caçador e de várias outras que representam os cachorros.

3. Entre os índios Canela, do Maranhão, as crianças formam uma fila, começando pelos mais fortes e altos. Cada criança abraça forte a da frente, passando os dois braços por baixo do colega. Uma das crianças fica fora da fila e representa um Gavião. Ele vai falando com cada um da fila dizendo que tem fome e ataca sempre a última da fila. Enquanto o Gavião tenta apanhar esse último, o grupo - sempre abraçado - tenta cercar o Gavião.

4. As crianças Kamayurá, do Parque do Xingu, também formam uma fila, todos sentados e abraçados ao colega da frente. O primeiro da fila se agarra firme a um toco. Um outro grupo tenta arrancar o último da fila e se utiliza de cócegas, arranhões e puxões bem firmes.

5. Há brincadeiras que são representações do papel do adulto dentro da sociedade indígena. Entre os Mehinaku, as crianças fingem estar doentes e imitam procedimentos de cura dos pajés adultos. Há também a imitação do casamento, onde os meninos fingem que saem para caçar, trazem folhas representando a caça e as entregam às meninas, que fingem preparar o alimento. Esse jogo tem variações interessantes: às vezes as meninas fingem arrumar amantes enquanto o menino está fora caçando; quando este chega em casa, finge ter raiva da mulher enquanto o amante foge.

6. Um brinquedo bastante comum entre etnias de todo o Brasil é a chamada "cama-de-gato", onde as crianças entrelaçam um barbante nos dedos das mãos formando figuras.

Uma outra diferença importante entre a infância dos índios e não-índios é o grau de autonomia que gozam as crianças indígenas. São sempre criadas com muita liberdade e raramente repreendidas. Um bom exemplo dessa autonomia é mostrado em um filme chamado "Das Crianças Ikpeng para o Mundo", feito por um adolescente Ikpeng dentro do projeto Vìdeo nas Aldeias. Nesse filme, dois garotos de uns 10 anos, apresentam o cotidiano da aldeia e das crianças dessa etnia, índios que vivem no Parque do Xingu. Em uma cena as crianças organizam uma pescaria. Saem umas doze crianças, com idades variando de 5 a 10 anos - somente elas - remando por um rio gigantesco até uma ilhota no meio do rio. Pescam, mergulham, brincam, e voltam remando sozinhas até a aldeia. Em outra cena, um dos meninos pega um facão, quase de sua altura. Fica parecido com um samurai japonês. E então esculpe um aviãozinho num pedaço de madeira. São ações que fariam uma mamãe não-índia arrepiar os cabelos, mas que por outro lado fortalecem a autoconfiança do índio desde pequeno.

Texto extraído da página: http://www.iande.art.br/boletim001.htm

http://alfabetizacaofavodemel.blogspot.com/2009/04/brincadeiras-indigenas.html?showComment=1331595087330#c4379046445192468561





















                                              FONTE  http://wwwbaladegoma.blogspot.com/













                                                    fonte  http://www.portalescolar.net/

17 comentários:

Cristiane melo disse...

Estou cada vez mais aqpaixonada pelo blog. As sugestões de atividades vão me auxiliar bastante !
PARABÉNNS!

Anônimo disse...

Oier Não Gostei Muito Do Blog Porq. Não Tinha Exatamente O Que Eu Queria Eu Queria Saber Como Surgiu O Dia Do Índio E Não O Que Os Índios Pequenos Fazia Não Tem Nada De Interessante Nesse Blog Praticamente Está Uma Merda Por Isso Que Quase Ninguém Gosta Espero Que Esse Blog Cresça Mais E Bote Mais Coisas Interessante Viu Uma Dica Se Você é Professora Sinto Muito Mais Você é Burra Pra Caraiii Beijos Querida Fica Com Essa Porcaria De Blog Pra Você Beijos Ridícula UNA ~~

ANGELA disse...

Só podia ser anônimo esse aí em cima né? Além de mal educado é covarde.... lindo blog! Achei o que precisava....

Teresa Monsef Cascão disse...

Que bom que vc. ofereceu o que eu estava precisando. Obrigada!
Lastimo muito as palavras do anônimo.
Ainda bem que é um anônimo. Ninguém vê. Bjos.

Eti Gorgen disse...

Legal! Dicas muito boas de atividades simples e divertidas!

Maria disse...

Nossa! Indignada com esse comentário.Adorei o blog. Agora essa pessoa anônima deve ter fugido das aulas de sobre pontuação. Matou a LÍNGUA PORTUGUESA RSRSRSRS!!!

Maria disse...

Nossa! Indignada com esse comentário.Adorei o blog. Agora essa pessoa anônima deve ter fugido das aulas de sobre pontuação. Matou a LÍNGUA PORTUGUESA RSRSRSRS!!!

Mari hortiz disse...

Ótimo trabalho Sônia, somente quem está em sala de aula e tem conhecimento sobre aprendizado sabe valorizar um blog como esse, parabéns!

Anônimo disse...

Ivaní Almeida :

Parabéns pelo blog !!! Foi muito útil suas para mim, aproveitei varias ideias para trabalhar com meus pequenos. Não ligue para as criticas destrutivas, o que não acrescenta a gente joga fora. Deus lhe abençoe !!! Abração !!!

Anônimo disse...

Ivaní Almeida :

Parabéns pelo blog !!! Foi muito útil suas postagens para mim, aproveitei varias ideias para trabalhar com meus pequenos. Não ligue para as criticas destrutivas, o que não acrescenta a gente joga fora. Deus lhe abençoe !!! Abração !!!

léia disse...

Valéria Fontes
Parabéns pelo seu blog! Que Deus continue abençoando seu trabalho. Infelizmente existem pessoas desocupadas que passam a vida fazendo como o nosso amigo anônimo.

Maria Silva disse...

Rita Silva
Parabéns pelo seu blog!!! Aproveitei várias ideias no meu planejamento! Obrigada por compartilhar!! Que Deus lhe abençoe!!

Kilombo do Kioiô disse...

Adorei o Blog. Muita riqueza. Parabéns!
Quanto ao Anônimo. O nome já diz: Não é ninguém

Elaine Cristina disse...

Burra é vc que não sabe nem escrever corretamente. É pq ficar anônimo não tem coragem de mostrar o nome

Unknown disse...

ANA COELHO, PEDAGOGA
AMEI A FONTE DE PESQUISA, AJUDOU-ME MUITO EM MINHAS PESQUISAS.
OBRIGADA

Karol disse...

Excelente!!!
Um exemplo de bom uso da internet.

Helloiza Alonso disse...

obrigada pelo conteúdo de qualidade, vou aplicar no colegio objetivo zona norte SP, conteúdo de qualidade mesmo!