Seguidores

09 DE JANEIRO DIA DO ASTRONAUTA


DIA DO ASTRONAUTA


A palavra “astronauta” tem origem grega e significa “marinheiro das estrelas”. Os astronautas são aqueles que andam sobre os astros, e são os responsáveis por executar as missões espaciais elaboradas pelos cientistas.
Quando falamos em astronautas, nos vem à cabeça todo o sistema solar formado pelo sol, planetas, satélites, asteróides, meteoros, cometas, entre outros. Aproveite aqui o nosso Especial de “Sistema Solar”.

Os primeiros astronautas a irem até o espaço passaram por situações inusitadas e desconfortáveis, devido aos poucos recursos da época.
Em 1969 o astronauta americano Neil Armstrong emocionou ao mundo quando deus os primeiros passos na Lua e disse: “Este é um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a humanidade".
E o nosso brasileiro Marcos Pontes foi o primeiro a ir ao espaço em 2006 executando oito experimentos científicos.
É a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, que é responsável por oferecer o maior número de vagas para astronautas atualmente.

Porém, enganam-se os que pensam que é fácil exercer esta profissão. As chances para se tornar um astronauta são de sete para cada três mil, além de serem necessárias muitas horas de dedicação e trabalho, e mesmo assim correr o risco de não conseguir fazer ao menos um vôo espacial.
Você sabia que o primeiro ser vivo a ir ao espaço foi uma cadela russa chamada Laika em 1957?


No mundo da lua...


O século XX entrou para história como "o século em que o homem saiu da Terra e alcançou o espaço". Antes disso o homem nunca tinha pensado em ir tão longe!
No dia 16 de julho de 1969 a primeira espaçonave tripulada saiu da Terra a caminho da Lua. Depois desse evento, a forma do homem entender o mundo e tudo que o cerca nunca mais foi a mesma. O nome da espaçonave era Apolo 11 e alcançou a órbita terrestre após 11 minutos de seu lançamento.
A chegada ao destino aconteceu quatro dias depois e Neil Armstrong foi o primeiro ser humano a ter essa experiência. Deve ter sido incrível!
Sem gravidade
Na lua não existe atmosfera. Isso ocorre porque a força da gravidade por lá é muito baixa, dificulta a retenção dos gases que costumam se formar em volta de um corpo celeste.

Para os astronautas muita malhação!
O preparo de um astronauta para as viagens espaciais é intenso. A alimentação tem que ser adaptada e balanceada e os exercícios físicos são constantes. Mesmo durante a viagem a malhação continua: eles têm que fazer 4 horas de esteira por dia, só que é um pouco mais complicado, pois eles têm que ficar amarrados para não flutuarem.

Curiosidade
O sal que os astronautas usam na comida durante a viagem tem que ser em forma líquida, caso contrário os grãozinhos flutuariam.

Um comentário:

Cris Rocha disse...

Obrigada pela visita, estou seguindo seu blog. Parabéns, seu espaço é lindo. bjs!!!!!!!!!