Seguidores

06 de Janeiro...OS TRÊS REIS MAGOS

Os Três Reis Magos





Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. São figuras constantes em relatos do natividade e nas comemorações do Natal.

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro pois foi o dia em que o menino Jesus recebeu a visita dos Três Reis Magos, que lhe trouxeram muitos presentes.

A data celebra a vinda de Belchior, Gaspar e Baltazar. Nesta dia as pessoas retiram todos os enfeites natalinos das casas e desmontam seus presépios e árvores de Natal.

Em alguns países como Espanha e Portugal, as crianças deixam sapatos na janela com capim antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar a viagem. Em troca, os Reis Magos deixam doces que as crianças encontram no lugar do capim quando acordam. A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra.




Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Em diversos países, a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos.

A melhor descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.

Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.

Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.

5 comentários:

Mini Racing Online disse...

Oi Sonia querida!
Parabéns pela postagem. Gosto muito dessa história.Dessa passagem tão linda no nascimento de Jesus.
Também tô ´preparando uma postagem sobre o tema.
Tudo de bom e até mais!

Rosangela Lucineia Scheuer disse...

Oi Sonia querida!
Parabéns pela postagem. Gosto muito dessa história.Dessa passagem tão linda no nascimento de Jesus.
Também tô ´preparando uma postagem sobre o tema.
Tudo de bom e até mais!
O endereço acima é do meu filho...mini racing online...
Tava no endereço dele, no dia ...não percebi...desculpas.

Joana disse...

Que postagem bonita!
Beijinhos abençoados,
Joana

# ESPAÇO LADY ELAINE # disse...

ola! mulher abençoada!!!!!!
vim ser sua seguidora, posso voltar + vezes.....
seu cantinho é abençoado...bjs...

Isis Ribeiro disse...

Oi vim retribuir a visita e agradecer pelo carinho!
Seu cantinho está uma delícia, parabéns.
Bjs, fique com Deus!